sábado, 25 de abril de 2015

Monsters of Rock e Capitalismo amigo do peito.


Hoje e amanhã ocorre o Monster of Rock 2015 Brasil, no Anhembi em São Paulo: o único festival de nível internacional verdadeiramente de Rock (e suas infinitas sub-divisões) no Brasil. E o Rock in Rio (RIR) ? Bem... basta ver as entrevistas da Ivete Sangalo no e após o RIR, que se constata a perversão cultural pretendida pela família Medina: nada contra ou a favor de nenhum estilo musical em particular, mas a Ivete Sangalo não é Rock assim como o Slayer não é Axé (assim como a Apple não é empresinha de manutenção de computador ou o Usain Bolt não é um diabético barrigudo ou a Exxonmobil não é Posto de Gasolina de beira de estrada do interiorzão)... é somente bom senso, nada mais.
As edições de 1994, 1995, 1996 e 1998 do Monsters of Rock ocorreram com a injeção de muitos milhões de dólares da Gigante dos Eletrônicos Holandesa PHILIPS. E por qual razão ? Capitalismo, amigo do peito: em1998 a Philips vendeu a Polygram (uma das maiores gravadoras do mundo) para a empresa canadense Seagram Company (de propriedade da MCA Music Entertainment ), e a fusão da MCA e Polygram formou a UNIVERSAL MUSIC GROUP, a maior gravadora do mundo desde 2006. Somando-se a esse fato o crescimento da pirataria e o surgimento do google-youtube do final da década de 90 e anos 2000, a indústria fonográfica perdeu força, e hoje é monopolizada globalmente pela Universal Music Group. Ou seja: a Philips tirou a grana, e o Monsters acabou.
O Monster of Rock de 2013 foi realização da empresa XYZ LIVE, uma empresa de Consultoria e Publicidade (localizada num prédio da Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo-SP), que trabalha também com captação de recursos de Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Patrocínio da SKY HDTV e Apoio do Jornal Estadão, Veja São Paulo e Rádio 89 FM. Ou seja: a grana agora veio da indústria da TV a cabo e dinheiro público (Rouanet).
Agora o Monster of Rock 2015 é Realização da empresa Mercury Concerts (que empresa é essa?), e Apoio da Rádio 89 FM e Prefeitura de São Paulo. Da onde veio a grana ? 99% de certeza que a grana tá saindo do governo federal (Lei Rouanet). Lógico... não se pode deixar de lembrar dos grandes capitalistas secundários, que são os que fazem a quermesse  acontecer: Ozzy e demais amigos velhinhos. Nada mais CAPITALISTA que o METAL !!!
Nesse contexto e cenário, creio que fica mais fácil entender que é o crescimento mundial da Economia e o crescimento, interesse e conveniência de uma ou algumas multinacionais (decididas pelos seus CEO's especificamente) que determinam se é a década do Rock, do Pop, Eletrônico ou qualquer outra coisa.
À parte isso, uma multidão de manos de 40 anos de idade que moram com os pais verão hoje o Motörhead e amanhã o Yngwie (Usain Bolt) Malmsteen. Highway to hell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário