O dicionário traz uma definição aproximada de eficiência: "eficiência é atingir o resultado com um mínimo de perda de recursos, isto é, fazer o melhor uso possível do dinheiro, do tempo, materiais e pessoas".
Pois é... pois é...
Existe um conceito lindo em Termodinâmica (ramo da Física Clássica-Newtoniana, que analisa os efeitos e causas das alterações de temperatura, pressão e volume de um sistema físico) chamado "entropia". Antes de falar da entropia, gostaria de lembrar um detalhe colossal na história da Física: foi estudando a TERMODINÂMICA DO CORPO NEGRO (especificamente a "Radiação do Corpo Negro") que o senhor Max Plack fundou a FÍSICA QUÂNTICA. Pra mim, isso faz muito sentido, porque a matéria menos quantificável da Física Newtoniana e mais estatisticamente sinistra sempre foi a Termodinâmica. As 3 leis da Termodinâmica são: 1ª) a energia se conserva nos processos térmicos, 2ª) a entropia de um sistema físico tende a aumentar com o tempo, 3ª) a entropia de um sistema no zero absoluto é uma constante (postulado de Walther Nernst).
A "entropia" é um conceito termodinâmico que "mede" o grau de desorganização de um sistema físico. A entropia, pela sua natureza bizarra para a compreensão humana, tem despertado as variadas interpretações, inclusive místicas (link abaixo). O próprio Schrödinger se surpreendeu com a aplicação da idéia de entropia à vida, ao corpo humano. Num livro chamado "O que é Vida ?" de 1944, Schrödinger reflete sobre sobre a relação de causa e efeito entre a DESORGANIZAÇÃO MICROSCÓPICA e a ORDEM MACROSCÓPICA (OU VICE-VERSA):
“O desdobramento de eventos no ciclo de vida de um organismo exibe uma admirável regularidade e ordem, sem comparação com qualquer coisa que encontramos na matéria inanimada. Descobrimos que esse ciclo é controlado por um grupo de átomos supremamente bem ordenado, que representa apenas uma fração muito pequena da soma total de átomos em toda a célula. Além disso, do ponto de vista que formulamos acerca do mecanismo de mutação, concluímos que basta o deslocamento de uns poucos átomos apenas dentro de grupo de “átomos dirigentes” da célula germinativa para fazer aparecer uma alteração bem definida nas características de larga escala do organismo.
Esses fatos são, por certo, o que de mais interessante a ciência revelou em nossos dias.”
O Equilíbrio Econômico Geral entre Oferta e Demanda estabelece que no PONTO DE EQUILÍBRIO a oferta satisfaz EXATAMENTE a demanda, "ceteris paribus" (considerando todas as demais variáveis constantes). O próprio "Equilíbrio de Nash" (John Nash Forbes Jr. - Nobel de Economia em 1994) estabelece que num jogo envolvendo 2 ou mais jogadores nenhum jogador tende a ganhar mudando sua estratégia unilateralmente. Vejo entropia econômica nisso: é como uma única pessoa achar que pode unilateralmente limpar toda a cidade de São Paulo-SP simplesmente porque só ela recicla o próprio lixo que produz. Um possível equilíbrio de Nash nesse exemplo seriam os produtores de lixo COOPERAREM na coleta e reciclagem do lixo produzido individualmente por cada um. Caso contrário, a entropia econômica positiva do macrossistema econômico se observa: caos e desordem.
Ainda, o "teorema de Coase" estabelece que "quando os custos de transação (negociação) são nulos e os indivíduos em conflito são claramente identificáveis, a melhor alocação dos recursos (maior resultado com o mínimo esforço) ocorre por meio da negociação privada (entre os indivíduos), INDEPENDENTEMENTE DA ATRIBUIÇÃO JURÍDICA DOS DIREITOS DE PROPRIEDADE (independentemente do que a lei ou o juiz diga a respeito de quem está "certo" e quem está "errado"). Veja que teorema de Coase é uma condicionante para limitar a natural entropia positiva dos microssistemas econômicos.
O Daniel Kahneman (Nobel de Economia em 2002), ao estabelecer que nas decisões econômicas os agentes econômicos são mais conservadores diante do medo da perda também mostra, de certo modo, um esforço para manter uma situação de "contenção" à tendência da entropia econômica positiva.
Milton Friedman (Nobel de Economia em 1976), ao defender o consumo e o neoliberalismo, observou que na distribuição geral do bem estar a iniciativa privada é muito mais "eficiente" que o Estado (concordo em gênero, número e grau). Uma frase clássica de Friedman que resume essa idéia é: "OS GOVERNOS NUNCA APRENDEM. SOMENTE AS PESSOAS APRENDEM".
Logo, nesse contexto, PENSANDO a eficiência em termos de "entropia econômica" - que seria nada mais do que um afastamento natural do "ótimo de pareto" (que é a melhor utilização possível de um agente econômico de um determinado tipo de recurso material) -, concluí-se que todo sistema econômico tende a se afastar naturalmente do "ótimo de pareto" (Eficiência à Pareto), e é precisamente a RACIONALIDADE HUMANA que, GASTANDO ENERGIA E RECURSOS MATERIAIS e ECONÔMICOS, cria o "Eficiência à Pareto". Um boteco, uma multinacional ou um Estado mal administrado está sujeito à força positiva da entropia econômica: o gelo tende a derreter (e não produzir mais gelo) da mesma forma que 100 dólares tendem a desaparecer no mercado (e não produzir mais riqueza e bem estar individual e/ou geral). É o gasto de energia e recursos que mantêm e produz mais gelo, da mesma forma que é o gasto de energia e recursos que faz 100 dólares e manter 100 dólares ou produzir mais 100, 1000, 10.000 dólares.
Nesse contexto, a lei jurídica é útil na medida em que em alguns casos pode estabelecer fundamentos morais para a contenção da natural entropia econômica positiva.
Talvez, de um jeito mais fácil de compreender: num boteco, é preciso o gasto de energia e recursos (com conhecimentos, pessoas e aplicação de regras) para que externalidades como familiares e parentes e amigos não consumam de graça, para que o controle e contabilidade se faça de forma tecnológica e mais precisa possível (essas coisas não vão acontecer sozinhas: é a entropia econômica positiva).
Eficiência: controle da desorganização natural de um sistema econômico (afastamento da Eficiência à Pareto) pela aplicação EMPÍRICA E RACIONAL de energia e recursos. Por essa abordagem, fica também claro que o CUSTO MÍNIMO E O RESULTADO MÁXIMO NÃO É SINÔNIMO DE EFICIÊNCIA, SE NÃO ATACA A DESORGANIZAÇÃO, A DESORDEM. Eficiência é a diminuição da desorganização de um sistema econômico, sendo que a desorganização é a perda irreversível de recursos econômicos. Logo, eficiência econômica é a diminuição da perda irreversível de recursos econômicos, não tendo necessariamente relação direta com a diminuição de custos e maximização de resultados: maximizar custos ou diminuir resultados pode não diminuir a perda irreversível de recursos econômicos num determinado contexto e/ou lapso temporal (é o que ocorre em "ajustes fiscais" do Estado ou em Investimentos gerenciais, operacionais e/ou tecnológicos em Empresas: se gasta recurso (e se aumenta o custo) para não se obter nenhum resultado... é a diminuição da entropia (desorganização) do sistema econômico considerado). Em particular: lucrar é é conseguir estar um (ou mais) "passos" na frente da entropia econômica.
A "máquina de Carnot" é uma máquina ideal que utiliza calor pra realizar trabalho, e pelo "teorema de Carnot" não há máquina térmica mais eficiente que a máquina de Carnot. As melhores máquinas térmicas (motores) atuais podem talvez chegar a 25% de eficiência (25% de conversão de energia química em energia mecânica). Mesmo no contexto de Carnot, a idéia da eficiência como sintropia (oposto de entropia) funciona: deve existir um limite para a sintropia de um sistema econômico (conversão de soluções racionais em organização de um sistema econômico).
A desordem humana é a ordem do universo...
Eficiência é Sintropia.
Abraços.
Referências:
http://www.dicionarioinformal.com.br/efici%C3%AAncia/
http://www.fisica-interessante.com/fisica-termodinamica-entropia.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Entropia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Termodin%C3%A2mica
http://gazetadefisica.spf.pt/magazine/article/366/pdf
http://fig.if.usp.br/~oliveira/planck.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Terceira_lei_da_termodin%C3%A2mica
http://www.agsaw.com.br/tema38.htm
http://rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/biologia/192-o-que-e-vida-trechos-selecionados-de-schroedinger.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Equil%C3%ADbrio_de_mercado
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_do_equil%C3%ADbrio_geral
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ceteris_paribus
http://pt.wikipedia.org/wiki/Equil%C3%ADbrio_de_Nash
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teorema_de_Coase
http://pt.wikipedia.org/wiki/Daniel_Kahneman
http://pt.wikipedia.org/wiki/Milton_Friedman
http://www.libertarianismo.org/index.php/author/milton-friedman/
http://www.suapesquisa.com/quemfoi/milton_friedman.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Efici%C3%AAncia_%C3%A0_Pareto
http://blogdaengenharia.com/fisicos-alemaes-projetam-o-motor-mais-eficiente-mundo/



Nenhum comentário:
Postar um comentário