Existe um Livro chamado "PMBOK": Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK: "Project Management Body of Knowledge" (Manual de Conhecimento sobre Projeto)). Esse um daqueles livros que provavelmente o indivíduo não vai ouvir falar na faculdade (ao menos que se especialize nessa área), e talvez nunca ouvirá falar na vida, por uma razão simples: é um GUIA PRÁTICO. As universidades estão entupidas de centenas de milhares de livros teóricos que falam e descrevem como as coisas deveriam ser ou ao menos como são na modelagem da linguagem utilizada (matemática, vernáculo, retórica ou outra linguagem). Exemplo: um físico pode explicar através centenas de equações matemáticas e muitos livros e teorias como e porque um prédio não desaba, mas é um MANUAL (DE ENGENHARIA) que possibilita a construção desse mesmo prédio que não desaba no menor prazo possível e com o menor custo possível. O PMBOK é esse manual para os PROJETOS de uma EMPRESA (e para qualquer projeto de vida em geral). Atualmente o PMBOK se encontra na 5ª edição: as primeiras tentativas de documentar as PRÁTICAS DE GESTÃO (GERÊNCIA) DE PROJETOS surgiu em 1983, e a 1ª edição do PMBOK surgiu em 1996, a 2ª em 2000, a 3ª em 2004, a 4ª em 2008, e a 5ª em 2013. Existem traduções em Árabe, Chinês, Francês, Alemão, Italiano, Japonês, Coreano, Português, Espanhol e Russo.
O PMBOK é organizado pelo PMI (Project Management Institute), que é uma instituição internacional dedicada a pesquisas em GESTÃO DE PROJETOS, cuja sede fica na Filadélfia, Pensilvânia (EUA). OU SEJA, É UM LIVRO COLETIVO (ANÔNIMO, DE CERTA FORMA). Os principais objetivos do PMI são:
1) formular padrões profissionais de gestão de projetos;
2) gerar conhecimento através da investigação,
3) promover a profissionalização da gestão de projetos por meio de programas de certificação.
A 5ª edição do PMBOK traz os seguintes capítulos:
1) INTRODUÇÃO
2) INFLUÊNCIAS ORGANIZACIONAIS E CICLO DE VIDA DO PROJETO
3) PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
4) GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO DO PROJETO
5) GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO
6) GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO
7) GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO
8) GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO
9) GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS DO PROJETO
10) GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
11) GERENCIAMENTO DOS RISCOS DO PROJETO
12) GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES DO PROJETO
13) GERENCIAMENTO DAS PARTES INTERESSADAS DO PROJETO
O "Anexo A1" da 5ª edição do PMBOK fala sobre o interessante tema do "Padrão de Gerenciamento de Projetos de um Projeto". Assim, "gerenciar um projeto" inclui:
1) Identificar requisitos,
2) Adaptação às diferentes necessidades, preocupações e expectativas das partes interessadas à medida que o projeto é planejado e realizado,
3) Estabelecer e manter a comunicação ativa com as partes interessadas,
4) Balanceamento das restrições conflitantes do projeto que incluem, mas não se limitam, a:
4.1) Escopo,
4.2) Qualidade,
4.3) Cronograma,
4.4) Orçamento,
4.5) Recursos,
4.6) Riscos.
O "Apêndice X3" fala sobre "Habilidades Interpessoais". Elas são as seguintes:
1) Liderança,
2) Desenvolvimento de Equipe,
3) Motivação,
4) Comunicação,
5) Influência,
6) Processo Decisório,
7) Conhecimento Político e Cultural,
8) Negociação:
8.1) Analisar a situação,
8.2) Diferenciar entre desejos e necessidades, de todos os interessados,
8.3) Focar nos INTERESSES E QUESTÕES, ao invés de POSIÇÕES (OPINIÕES),
8.4) Solicitar muito e OFERECER POUCO, MAS SER REALISTA,
8.5) Ao fazer uma concessão, haja como quem concede algo de valor, não simplesmente ceda,
8.6) Ambas as partes devem se sentir VITORIOSAS. Sempre que possível, NUNCA PERMITA que a outra parte se retire sentindo que se tirou vantagem dele ou dela,
8.7) Escutar com ATENÇÃO e COMUNICAR-SE DE MANEIRA CLARA.
9) Estabelecimento de confiança,
10) Gerenciamento de Conflitos,
11) Coaching (meio de desenvolvimento da EQUIPE DO PROJETO para que (a equipe) alcance NÍVEIS MAIS ALTOS DE COMPETÊNCIA E DESEMPENHO, através do reconhecimento pelas pessoas (membros da equipe) do seu potencial individual por meio de DAR PODER E DESENVOLVER).
Observe atentamente quantas habilidades interpessoais certamente você NÃO TEM.
Basicamente, o PMBOK é IDENTIFICAR, PLANEJAR, CONTROLAR, CONDUZIR, CONTROLAR, REALIZAR, MOBILIZAR, DETERMINAR, ESTIMAR, DESENVOLVER, SEQUENCIAR, DEFINIR, CRIAR, VALIDAR, COLETAR, ENCERRAR, MONITORAR, ORIENTAR, GERENCIAR questões e problemas relacionados às seguintes variáveis: 1) Entradas, 2) Ferramentas e Técnicas, e 3) Saídas.
O PMBOK fala que, em qualquer Projeto, temos os seguintes Processos: 1) Iniciação, 2) Planejamento, 3) Execução, 4) Monitoramento e Controle, e 5) Encerramento.
O PMI nasceu em 1969 por iniciativa de 5 voluntários. Hoje, existem por volta de 250.000 pessoas no mundo certificadas pelo PMI em Gestão de Projetos: 0,003571% da população mundial (de 7 bilhões de pessoas). É uma boa oportunidade profissional, ou não é ? Mesmo que, numa situação loucamente fictícia, os profissionais com Certificação PMI aumentassem 100.000% amanhã (25 milhões de profissionais certificados), mesmo assim ainda os profissionais com certificado PMI não chegariam a 0,5% da população mundial. S-I-N-I-S-T-R-O...
O PMI informa que, na média, os profissionais com certificação PMI com mesmo tempo de carreira e experiência ganham de 5% a 10% mais que os profissionais sem certificação PMI.
O PMBOK é a Bíblia Sagrada de muita gente, como por exemplo o povo da Engenharia de Software. O PMI oferece atualmente as seguintes 8 certificações:
1) CAPM - Técnico em Gerenciamento de Projetos.
2) PfMP - Profissional de Gerenciamento de Portfolio.
3) PMI-PBA - Profissional em Análise de Negócios.
4) PMP - Profissional de Gerenciamento de Projetos.
5) PMI-SP - Profissional em Gerenciamento de Cronograma.
6) PMI-RMP - Profissional em Gerenciamento de Riscos.
7) PgMP - Profissional em Gerenciamento de Programas.
8) PMI-ACP - Profissional em Métodos Ágeis.
A PMI Brasil organiza vários eventos e emite certificados. No próximo dia 15 de junho acontece o X Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos, em Recife Pernambuco, e no dia 05 de Agosto ocorre o Congresso Brasileiro do Capítulo do PMI Santa Catarina, por exemplo...
8) PMI-ACP - Profissional em Métodos Ágeis.
A PMI Brasil organiza vários eventos e emite certificados. No próximo dia 15 de junho acontece o X Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos, em Recife Pernambuco, e no dia 05 de Agosto ocorre o Congresso Brasileiro do Capítulo do PMI Santa Catarina, por exemplo...
Quanto à origem e contexto profissisonal, o PMBOK lembra o Livro "Segurança Máxima" (Maximum Security") (Editora "Campus", no Brasil), que É UM LIVRO ANÔNIMO DE AUTORIA DE UM HACKER. O Mercado (que precisa do "selo de legalidade" do Estado para existir) precisou dar nomes aos "anônimos" do PMBOK, institucionalizando (e legalizando) o costume: o PMI. Assim como Java não é uma linguagem de Programação (É UMA TECNOLOGIA), o PMBOK NÃO É UM LIVRO (é um Projeto). No caso do PMBOK, os "autores" são Presidentes, Vice-Presidentes, Diretores e Gerentes de Multinacionais, além de pesquisadores e professores universitários da área.
É fundamental lembrar que praticamente qualquer coisa pode ser um PROJETO: emagrecer 20 kilos, terminar o namoro, passar no concurso pra juiz federal, fazer um aplicativo criativo pra celular, casar, fazer o ajuste fiscal de um país, organizar um churrasco, arrumar um trabalho ou dobrar o faturamento de uma empresa. Na linguagem do PMOBK (página 3 da 5ª edição), "Projeto" é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único."
Da Gerência do Google à gerência do seu namoro: PMBOK.
Agora... imagine o estrago (para os concorrentes né... rsrsrs...) que você pode fazer no seu empreendimento dominando o PMBOK...
Até mais.
Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Project_Management_Body_of_Knowledge
http://www.pmi.org/
http://brasil.pmi.org/
http://www.estantevirtual.com.br/b/editora-campus/seguranca-maxima-o-guia-de-um-hacker/1673572077




Nenhum comentário:
Postar um comentário